Informação sobre Proteção de Dados

As seguintes informações de proteção de dados dão uma visão geral sobre a forma como os seus dados são recolhidos e tratados.

 

Por meio das informações seguintes, pretendemos dar a conhecer a forma como a GRENKE BANK AG, Sucursal em Portugal e a GRENKE RENTING, S.A., doravante conjuntamente designadas por GRENKE ou sociedades GRENKE, procedemos ao tratamento dos seus dados pessoais e dos direitos que tem nos termos da legislação sobre proteção de dados. Os exatos dados que são objeto de tratamento e a forma como são utilizados dependerão essencialmente de quais os serviços que são solicitados e acordados.
 

1. Quem é o responsável pelo tratamento de dados e quem devo contactar sobre o tema?

 

Os seus dados pessoais serão tratados pelas duas sociedades do Grupo GRENKE e ambas as sociedades serão responsáveis por tal tratamento.

 

GRENKE BANK AG, Sucursal em Portugal
Edifício Adamastor, Torre B
Avenida D. João II, Nº9 I, Piso 10 C
1990-077 Lisboa
Portugal
NIPC 980 635 888
Tel:    +351 211 233 500
Fax    +351 211 233 501

 

GRENKE RENTING, S.A
Avenida D. João II, nº 45 – 4º A
1990-084 - Lisboa 
NIPC 508 259 509
Telefone: +351 218 934 414
Fax: +351 218 934 160


Pode também entrar em contacto com o nosso Encarregado de Proteção de Dados em:

 

GRENKE BANK AG, Sucursal em Portugal
A/C do Encarregado de Proteção de Dados
Mr. Frank Henkel
Wandsbeker Zollstr. 5
22041 Hamburg
Phone: +49 (0) 40 68 94 98 510
Fax: +49 (0) 40 68 94 98 520
Endereço de email: protecaodedados.factoring@grenke.pt    

 

GRENKE RENTING, S.A.
A/C do Encarregado de Proteção de Dados
Avenida D. João II, nº 45 – 4º A
1990-084 - Lisboa 
Endereço de email: protecaodedados@grenke.pt    


 

2. Que fontes e dados usamos? 

 

Nós procedemos ao tratamento de dados pessoais que recebemos dos nossos clientes por via do nosso relacionamento comercial. Nós também - se necessário para prestar o nosso serviço – tratamos dados pessoais que temos permissão de obter junto de fontes publicamente acessíveis (por exemplo, listas de devedores, registo predial, registro de empresas e associações, publicidade da Insolvência, imprensa, internet) ou que nos são remetidos pelos nossos parceiros de vendas ou terceiros (por exemplo, agências de crédito comercial) e por autoridades e organismos públicos, sempre a coberto de uma causa justificativa. Por fim, tratamos dados pessoais dos nossos acionistas, representantes de acionistas, convidados da Assembleia Geral Anual e analistas com base nas nossas obrigações legais e interesse legítimo.

 

Os dados pessoais em causa são os seguintes:

 

  • Dados pessoais (nome, endereço, data e local de nascimento e nacionalidade)
  • Detalhes de contacto (telefone, endereço de e-mail)
  • Detalhes de identificação (por exemplo, números de identificação que resultem do cartão do cidadão ou outro)
  • Dados de autenticação (por exemplo, modelo de assinatura)
  • Detalhes do pedido (por exemplo, ordem de pagamento)
  • Dados recolhidos para cumprir as nossas obrigações contratuais (por exemplo, dados de vendas provenientes de transações de pagamento)
  • Informações sobre sua situação financeira (por exemplo, informações de crédito, dados de pontuação / classificação, origem dos ativos)
  • Informações para cumprimento de obrigações em matéria de prevenção do terrorismo e de branqueamento de capitais e no âmbito do regime das pessoas politicamente expostas
  • Dados de publicidade e vendas (incluindo scores), dados de documentação (por exemplo, tempos de consulta) 
  • Imagens de videovigilância no âmbito dos sistemas instalados para a segurança de pessoas e bens nas instalações da GRENKE
  • Dados relacionados com a qualidade de acionista, como número de ações, tipo de ações, tipo de participação ou informações sobre o Banco que detém as ações.
  • Dados relacionados com a Assembleia Geral Anual das sociedades GRENKE, como o número do bilhete de admissão, procurações, instruções, etc.

 

e outros dados semelhantes às categorias acima referidas.

 

3. Porque é que procedemos ao tratamento dos seus dados (Fundamento do tratamento) e com que base legal?

 

Nós procedemos ao tratamento de dados pessoais de acordo com as disposições do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGDP) e da legislação nacional em matéria de proteção de dados.

 

a. Para cumprir obrigações contratuais (Artigo 6 1 b) do RGPD)


Os dados são tratados pelo Grenke Bank AG, Sucursal em Portugal para prestar serviços de factoring aos nossos clientes ou para desenvolver ações pré-contratuais a seu pedido.

Os dados são tratados pela Grenke Renting, S.A. para prestar serviços de renting aos nossos clientes ou para desenvolver ações pré-contratuais a seu pedido.

A finalidade do tratamento de dados será orientada, em primeira linha, para o próprio produto e pode abranger a avaliação de necessidades, a consulta e a execução de transações comerciais. Para mais detalhes sobre as finalidades para as quais os dados são processados, consulte os documentos contratuais e termos e condições relevantes.

 

b. Para prosseguir interesses legítimos (Artigo 6 1 f) do RGPD)

 

Se necessário, não trataremos apenas os seus dados na perspetiva do cumprimento efetivo do contrato, mas também protegeremos os nossos próprios interesses legítimos e de terceiros, especialmente através de:

  • consulta da Central de Risco de Crédito do Banco de Portugal
  • consulta e partilha de dados com agências de crédito (p.e. Informa D & B (Serviço de Gestão de Empresas) - Sociedade Unipessoal, Lda.) para determinar riscos de crédito e de incumprimento

.
Para efeitos de verificação de eventual risco de crédito ou de incumprimento e para nos defendermos de quaisquer atos fraudulentos, disponibilizamos à Informa D & B (Serviço de Gestão de Empresas) - Sociedade Unipessoal, Lda. os dados relativos ao pedido e ao proponente. Essa entidade disponibilizará os dados guardados sobre o titular, desde que tenhamos fornecido prova convincente de que o nosso interesse na obtenção da informação é legítimo.
Além disso, transferimos dados pessoais recolhidos no contexto do contrato celebrado referentes à aplicação, execução e cessação desta relação comercial, bem como dados sobre incumprimento do contrato ou comportamento fraudulento para a Informa D & B (Serviço de Gestão de Empresas) - Sociedade Unipessoal, Lda.
A base legal para o envio destes dados é o Artigo 6 1 b), Artigo 6 1 f) do RGDP.
 
O Artigo 6 (1 f) RGDP só pode ser usado como base para o envio de dados se for necessário para proteger os nossos interesses legítimos ou terceiros, não podendo tais interesses prevalecer sobre os interesses ou direitos básicos e liberdades fundamentais da pessoa afetada que careçam de proteção.
A troca de dados com as agências de crédito também se destina ao cumprimento de obrigações legais no sentido de realizar verificações de solvabilidade dos clientes.
As agências de crédito processam os dados obtidos e utilizam-nos para fins de criação de perfil (pontuação), a fim de fornecer aos seus contratantes no Espaço Económico Europeu e na Suíça e, se aplicável, outros países terceiros (se houver uma decisão de adequação pela Comissão Europeia) com informações para, entre outras coisas, fazer avaliações sobre a solvabilidade das pessoas físicas.
Para informação detalhada, conforme resulta do artigo 14.º do RGDP, sobre as atividades desenvolvidas pela agência de crédito, consulte a informação fornecida sobre a agência por via do seguinte link https://www.informadb.pt/pt/politica-de-privacidade/

 

  • Verificar e otimizar os procedimentos no apuramento de necessidades para fins de realização de vendas diretas
  • Otimização e design do site baseado no apuramento de necessidades 
  • Publicidade ou estudos de mercado e de opinião, se não se tiver oposto os seus dados sejam usados
  • Apresentação de ações judiciais e defesa durante litígios
  • Garantir a segurança de IT e salvaguardar as operações de IT na nossa empresa
  • Prevenção e esclarecimento de atos com relevância criminal
  • Videovigilância para manter a segurança e para recolher evidências em caso de ataques e fraudes
  • Medidas de segurança de edifícios e instalações (por exemplo, controle de acesso)
  • Medidas para garantir a segurança interna
  • Medidas de gestão de negócios para desenvolver produtos e serviços

 

c. Com base no consentimento do titular dos dados (Artigo 6 1 a) do RGPD)

 

Se nos der o seu consentimento para tratamento de dados pessoais para determinados fins (por exemplo, transferência de dados dentro do Grupo, avaliação de dados de transações de pagamento para fins de marketing), será legítimo fazer esse tratamento com base no seu consentimento prévio. O consentimento pode ser retirado a qualquer momento. Pode também revogar consentimentos dados anteriormente à entrada em vigor do RGPD, ou seja, antes de 25 de Maio de 2018. Tal revogação e oposição não afetarão, no entanto, o tratamento efetuado antes da revogação ou oposição.

 

d. Com base em cumprimento de obrigações legais (Artigo 6 1 c) do RGPD) ou de interesse público (Artigo 6 1 e) do RGPD)


Além disso, somos obrigados a cumprir várias imposições legais (p.e., as disposições sobre branqueamento de capitais, leis fiscais) e, no caso da GRENKE AG – Sucursal em Portugal, a cumprir determinações no âmbito da supervisão do Banco de Portugal, Autoridade Bancária Europeia ou do Banco Central Europeu. Os motivos para o tratamento de dados incluem fazer avaliação de solvabilidade, confirmar a identidade e a idade, evitar fraudes e branqueamento de capitais, atender aos pedidos de verificação e às notificações estabelecidas pela lei tributária e avaliar e gerir os riscos.

Para cumprimento de obrigações legais e também com base no interesse legítimo no contexto da organização e condução ordenada das Assembleias Gerais Anuais, também tratamos dados pessoais de acionistas, representantes de acionistas e, se aplicável, convidados na Assembleia Geral Anual das sociedades GRENKE (em particular nome e detalhes de contato). O tratamento desses dados é necessário para a participação de acionistas, representantes de acionistas e possíveis convidados na Reunião Geral Anual ou na realização de eventos de analistas. Os dados pessoais são armazenados para cumprimento desta finalidade e, em seguida, apagados.

 

4. Quem receberá os dados?

 

Será dado acesso aos dados aos vários departamentos dentro das sociedades GRENKE que, para cumprimento das finalidades de tratamento, necessitem de ter acesso àqueles dados pessoais. Os prestadores de serviços e agentes também podem receber os dados para esses mesmos fins. 
Estas empresas enquadram-se nas categorias de serviços de crédito, serviços de TI, logística, serviços de impressão, telecomunicações, cobrança de dívidas, assessoria e consultoria, além de vendas e marketing.

 

No que respeita à divulgação de dados a destinatários fora da GRENKE, somente podemos divulga-los por imposição legal ou após obtenção de consentimento expresso para o fazer. Só nos é permitido transmitir informações sobre o titular dos dados por imposição legal ou se tiver havido consentimento. Potenciais destinatários de dados pessoais nestas condições são (por exemplo):

 

  • Órgãos públicos e instituições (por exemplo, autoridades fiscais, tribunais, agentes de execução, Banco de Portugal, Autoridade Bancária Europeia, Banco Central Europeu), se houver uma obrigação legal ou estatutária que o imponha.
  • Prestadores de serviços de crédito, instituições financeiras ou similares para quem enviamos dados pessoais para manter o relacionamento comercial com o titular dos dados (por exemplo, bancos correspondentes, agências de crédito, dependendo do disposto no contrato).
  • Outras empresas do nosso Grupo que realizarem controlo de risco por exigência legal ou estatutária.
  • Existem outros possíveis destinatários de dados no pressuposto de ter havido consentimento prévio.

 

5. Os dados são transmitidos a um país terceiro ou a uma organização internacional?

 

A transmissão de dados a países terceiros (países fora da União Europeia e do espaço Económico Europeu) só ocorre:

 

  • caso tal seja necessário para a execução de obrigações contratuais, 
  • por exigência legal (por exemplo, para cumprir obrigações de reporte no âmbito fiscal), ou 
  • após consentimento expresso e prévio para o efeito. 

 

6. Como são tratados os meus dados no website?

 

Salvo indicação em contrário, tratamos os seus dados apenas no nosso site da seguinte forma para processar o seu pedido (Artigo 6 1 b) do RGPD) ou para salvaguarda de interesses legítimos (Artigo 6 1 f) RGPD):

 

a. Dados de utilização


Sempre que acede a uma página ou um ficheiro, os dados genéricos são guardados automaticamente num ficheiro de log por meio desse procedimento. Os dados são guardados apenas para fins estatísticos ou relacionados com o sistema, ou como um indicador de ilícitos criminais em certos casos excecionais.

 

Usamos estes dados para melhorar os nossos websites e para apresentar conteúdo que reflita os seus interesses nas várias páginas de websites e em vários dispositivos de acesso. Neste processo, nenhum dado de uso é combinado com dados personalizados. Se decidir enviar-nos os seus dados, esses dados terão um back-up de segurança durante o processo de entrada. O mesmo se aplica aos dados guardados no nosso sistema. Por motivos de segurança, guardaremos o seu endereço IP. Este pode ser recuperado se houver algum interesse legítimo nisso.

 

Nós não guardamos um histórico do browser. Os dados não são encaminhados a terceiros ou avaliados de outra forma, a menos que haja uma obrigação legal que o imponha.

 

Mais especificamente, o seguinte conjunto de dados é armazenado em todas as solicitações de tratamento:

 

  • O dispositivo de acesso usado
  • O nome do ficheiro acedido
  • A data e a hora da solicitação
  • O fuso horário
  • A quantidade de dados transmitidos
  • Notificação que indica se o pedido foi bem sucedido
  • Descrição do tipo de browser usado
  • O sistema operativo usado
  • A página visitada antes
  • O fornecedor
  • O endereço IP do utilizador

 

b. Contacto


Para poder dar-lhe o melhor aconselhamento possível no âmbito de um pedido através dos nossos formulários de contacto, a sociedade do Grupo GRENKE mais apta a responder ao seu pedido será identificada após obtermos informação sobre qual o seu interesse específico. Se entrar em contato connosco (por exemplo, através de formulários de contato), a empresa designada guardará os seus dados para dar resposta à sua solicitação (Artigo 6 (1) (b) RGPD) ou no caso de qualquer correspondência adicional ser necessária. Se várias empresas estiverem identificadas, elas tratarão os seus dados pessoais como co-responsáveis pelo tratamento de dados pessoais na aceção do artigo 26º do RGPD. Mais informações sobre a responsabilidade conjunta podem ser obtidas enviando um e-mail para protecaodedados@grenke.pt
 
Se for dado consentimento expresso para ser contatado por e-mail, telefone ou correio (de acordo com o Art. 6º, parágrafo 1, do RGPD) pelo preenchimento do formulário de contato, estará a conceder autorização às sociedades GRENKE e às demais sociedades que integram o Grupo GRENKE para, no futuro, o informarem por telefone, e-mail ou correio sobre produtos e serviços atuais, na categoria selecionada. Também poderemos armazenar os seus dados com o objetivo de lhe enviar a nossa newsletter. Além disso, armazenamos o seu endereço IP e a data do seu registo para poder comprovar a subscrição da nossa newsletter em caso de dúvida. Poderá opor-se ao uso de seus dados para fins de publicidade a qualquer momento ou cancelar a subscrição da newsletter a qualquer momento, clicando no link de cancelamento de subscrição no rodapé da newsletter.


Todos os dados são excluídos após o tratamento da sua solicitação, a não ser que tenha dado expresso consentimento para os mantermos ou sempre que haja imposição legal nesse sentido.


c. Registo 


Nós usamos apenas os dados que nos são fornecidos durante o registo para que seja possível usar nosso website.

Nós recolhemos os seguintes dados durante o processo de registo:

 

  • Endereço de email
  • Nome de Utilizador
  • Palavra-passe

 

d. Newsletter


Dependendo do seu consentimento (Artigo 6 1a) do RGPD), ficaremos satisfeitos em mantê-lo informado sobre os nossos recentes desenvolvimentos com a nossa newsletter.
Para enviarmos a newsletter, deve inserir o seu nome e endereço de e-mail e tem a opção de fornecer outras informações voluntariamente. Depois de enviar o seu endereço de e-mail, enviaremos um e-mail para o endereço de e-mail inserido, no qual deverá clicar no link de confirmação para confirmar o endereço de e-mail inserido.
Nós apenas armazenamos os seus dados com o objetivo de enviar a nossa newsletter. 
 
e. Uso de cookies


aa) Informação geral


Para tornar a visita aos nossos websites uma experiência apelativa e para possibilitar o uso de determinados recursos, usamos cookies em diferentes páginas. Cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no seu dispositivo de acesso. Alguns dos cookies que usamos são excluídos no final da sessão do browser, ou seja, depois de o utilizador fechar o browser (cookies de sessão). Outros cookies permanecem no seu dispositivo de acesso e permitem que nós ou as nossas empresas afiliadas reconheçam o seu browser novamente na próxima visita (cookies persistentes).


Os cookies não permitem aceder a outros arquivos do seu computador ou identificar o seu endereço de e-mail.


bb) Uso de cookies


Como a maioria dos websites que visita, o nosso website também usa cookies para melhorar a experiência do utilizador em visitas únicas ou repetidas ao site. Isso permite alternar rápida e facilmente entre websites, guardar as suas configurações e usar ferramentas de terceiros (como vídeos do YouTube) no website.
Os cookies são colocados no nosso site (cookies primários) ou noutros websites cujo conteúdo aparece no nosso site (cookies de terceiros). Esses fornecedores terceiros (como o Facebook) podem definir cookies se tiver feito login nas suas páginas e visitar o nosso website. Não temos influência sobre as configurações de cookies desses websites. Por favor, visite os websites de entidades terceiras para obter mais informações sobre o uso de cookies.


cc) Legitimidade do armazenamento de cookies


Os cookies essenciais, funcionais e estatísticos são armazenados com base nos nossos interesses legítimos (Artigo 6 (1) (f) do RGPD) para a otimização e design do nosso website baseado em necessidades.


Os cookies são armazenados para fins de marketing com base no consentimento do utilizador (Artigo 6 (1) (a) GDPR). Esses cookies são, portanto, definidos apenas se o utilizador concordar com o armazenamento, emitindo seu consentimento para a notificação do cookie no website.
 
dd) Desativação e exclusão de cookies


A configuração escolhida na primeira visita em resposta à notificação do cookie será guardada. As configurações selecionadas podem ser ajustadas aqui nas configurações de privacidade a qualquer momento.

Configurações de privacidade


A maioria dos browsers está configurada para aceitar cookies automaticamente. Se as configurações padrão dos cookies estiverem armazenadas no seu browser, todos os processos serão executados em segundo plano, sem nenhuma notificação. No entanto, pode alterar essas configurações a qualquer momento.

 

Pode configurar seu browser para ser informado sobre a configuração de cookies e para que possa decidir, caso a caso, se eles serão aceites ou desativados para casos específicos ou em geral.

 

Pode ser emitida uma objeção geral ao uso de cookies para fins de marketing ou publicidade para uma variedade de serviços através do site http://www.aboutads.info/choices/ ou do site da UE http://www.youronlinechoices.com/ . Além disso, o armazenamento de cookies pode ser impedido desligando-o nas configurações do seu browser. Por favor note que isso pode significar não poder usar todos os recursos deste website.

 

ee) Visão geral sobre os cookies que usamos

 

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2 anos

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f. Análise aleatória usando o Piwik

Temos um interesse legítimo (um interesse na análise, otimização e gestão de custos do nosso website na aceção do Artigo 6 1f) GDPR) no uso do Piwik, software projetado para avaliar estatisticamente o acesso do utilizador.


O seu endereço IP é abreviado antes de ser guardado. O Piwik usa cookies que são guardados nos computadores dos utilizadores e possibilitam a análise do uso deste serviço online pelos utilizadores. Perfis de uso com pseudónimos podem ser criados para os utilizadores durante esse período. As informações geradas pelo cookie sobre o uso deste serviço online são armazenadas no nosso servidor e não são encaminhadas a terceiros.

 

Pode desativar esse processamento de dados da seguinte maneira:

Configurações de privacidade


g. Uso do Eloqua


Utilizamos os serviços da Eloqua para enviar as nossas newsletters, recolher informações estatísticas sobre o uso do nosso website e para otimizar o nosso website em conformidade. Os servidores Eloqua do fornecedor ORACLE Nederland B.V., Hert Hertogswetering 163, 3543 AS Utrecht, P.O. Box 40387, 3504 AD Utrecht, Netherlands estão localizados na UE.
 
Eloqua usa cookies, que são arquivos de texto colocados no seu computador, para ajudar o website a analisar a forma como os utilizadores fazem uso do website. Se já usou um website que usa o Eloqua, pode já ter um cookie Eloqua. Mesmo que esse cookie esteja definido noutros websites, as informações da sua visita aos nossos websites são visíveis apenas para nós e não são partilhadas com a Oracle ou com qualquer outro utilizador do sistema Eloqua. Também não é possível usar este cookie para registar ou visualizar informações sobre as suas visitas a outros websites.


Se não consentir expressamente este uso, a nossa base legal para o fazer é o nosso interesse justificado em otimizar nossas ofertas (Art. 6, 1 f) do RGPD).

 

As informações geradas pelo cookie sobre o uso deste website são transferidas para um servidor e aí armazenadas. Em nosso nome, a Eloqua usa essas informações para avaliar o uso do website e compilar relatórios sobre a atividade do website. Se pretender impedir o uso de cookies Eloqua ou a avaliação do comportamento do uso no seu dispositivo no futuro, isto é possível através do seguinte link: Eloqua Opt-Out.

 

Os emails enviados com a ajuda da Eloqua usam tecnologias de rastreamento. Usamos essas informações principalmente para determinar quais os tópicos que são do seu interesse, rastreando se os nossos emails são abertos e em que links clica. Em seguida, usamos essas informações para melhorar os emails que enviamos e os serviços que fornecemos, além de as ligarmos às informações de rastreamento ou criação de perfil existentes. Não poderá rastrear emails se tiver impedido a visualização de imagens por defeito no seu programa de email. Nesse caso, no entanto, a newsletter não será exibida na íntegra e poderá não conseguir usar todas as funcionalidades. Se exibir as imagens manualmente, o rastreamento acima mencionado ocorrerá.

 

Pode encontrar mais informações sobre proteção de dados em conexão com o uso do Eloqua aqui: Política de Privacidade da Oracle.


h. Integração de plug-ins de redes sociais


Atualmente, usamos os seguintes plug-ins de redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn.


Quando visita uma página que contém esse tipo de plug-in, o browser conecta-se aos servidores das redes sociais e fornece as informações a que acedeu na subpágina correspondente do nosso website. Além disso, os dados mencionados na secção 3 desta informação serão transmitidos, sendo que no caso do Facebook e XING somente será registado um IP anónimo. Isso acontece independentemente de ter uma conta com esse fornecedor de plug-in e estar aí ligado. Se estiver ligado ao fornecedor de plug-in, esses dados serão atribuídos diretamente à sua conta. Se clicar no botão, o fornecedor de plug-in também armazenará essas informações na sua conta de utilizador e informará os seus contatos publicamente. Se não quiser que o seu perfil seja ligado ao fornecedor de plug-in, faça logout antes de clicar no botão.
 
O fornecedor de plug-in armazena esses dados como perfis de uso e utiliza-os para fins de publicidade, pesquisa de mercado e / ou design de website personalizado. Tal avaliação é realizada em particular (também para utilizadores que não fizeram login) para apresentar publicidade baseada em necessidades e para informar outros utilizadores da rede social sobre suas atividades no nosso site. Tem o direito de se opor à formação desses perfis de utilizador; deve entrar em contato com o fornecedor de plug-in para exercê-lo.
 
Para obter mais informações sobre o objetivo e o escopo da recolha de dados e o seu processamento pelo fornecedor de plug-in, consulte as declarações de privacidade desses fornecedores, que podem ser encontradas abaixo. Também encontrará mais informações sobre os seus direitos e configurações para proteger sua privacidade aqui.
 Endereços dos respetivos fornecedores e URLs com suas políticas de privacidade:

 

 

i. Integração do Google Maps 

 

Integramos os mapas do serviço "Google Maps" fornecido pelo Google Ireland Limited, Gordon House, Barrow Street, Dublin 4, Irlanda. Os dados tratados podem incluir, mas não estão limitados a, endereços IP e os dados de localização dos utilizadores (geralmente executados como parte das configurações de seus dispositivos móveis). A base legal para esse tratamento de dados é ou o seu consentimento ou a prossecução do nosso interesse legítimo no sentido de desenharmos o nosso website para atender às suas necessidades. Os dados também podem ser tratados nos EUA. Política de privacidade: https://www.google.com/policies/privacy/, opt-out: https://adssettings.google.com/authenticated 

 

7. Por quanto tempo são os meus dados guardados? 

 

Os dados são tratados e armazenados pelo tempo necessário para cumprir obrigações contratuais e legais. O relacionamento comercial entre as sociedades GRENKE e os titulares dos dados é de execução continuada.

A partir do momento em que os dados se tornem desnecessários para cumprir as obrigações contratuais ou legais, eles serão apagados ou eliminados periodicamente, a menos que seja necessário tratamento adicional temporário para os seguintes propósitos:

 

  • Cumprimento de um dever de preservar os dados imposto por lei ou outros regulamentos, designadamente ao nível do direito comercial e fiscal, do direito bancário, da Lei de Branqueamento de Capitais, do Código dos Valores Mobiliários. Estas disposições legais implicam a conservação dos dados por um prazo até 10 anos.
  • Direito a guardar provas de acordo com os períodos legais de prescrição que sejam aplicáveis. De acordo com os artigos 309º a 311º do Código Civil Português, estes prazos de prescrição podem atingir 20 anos, apesar de, por regra, não ultrapassarem os 3 anos. 

 

8. Quais são os direitos dos titulares de dados pessoais em relação ao tratamento dos mesmos?

De acordo com o RGPD, o titular dos dados tem um conjunto de direitos seguidamente melhor detalhados que a GRENKE se obriga escrupulosamente a cumprir:


a)    o direito à informação, nos termos definidos nos Artigos 13 e 14 do RGPD;
b)    o direito de acesso, nos termos definidos no Artigo 15 do RGPD;
c)    o direito à retificação dos seus dados, nos termos definidos no Artigo 16 do RGPD;
d)    o direito ao apagamento, nos termos definidos no Artigo 17 do RGPD. 
e)    o direito à limitação do tratamento, nos termos definidos no Artigo 18 do RGPD.
f)    o direito de oposição, nos termos definidos no Artigo 21 do RGPD.
g)    o direito de portabilidade dos dados, nos termos definidos no Artigo 20 do RGPD.
h)    o direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo, nos termos definidos no Artigo 77 do RGPD

 

O consentimento pode ser retirado a qualquer momento. Pode também revogar consentimentos dados anteriormente à entrada em vigor do RGPD, ou seja, antes de 25 de Maio de 2018. Tal revogação e oposição não afetarão, no entanto, o tratamento efetuado antes da revogação ou oposição.

 

9. Tem o titular dos dados obrigação de fornecer dados pessoais?

 

O titular dos dados deve fornecer os dados pessoais necessários para que se possa estabelecer e manter um relacionamento comercial e para cumprimento das obrigações contratuais necessárias, ou sempre que a lei exija que se faça a recolha de tais dados. No caso de os dados não serem fornecidos pelo respetivo titular, não será exigível que a GRENKE venha a celebrar o contrato ou que o mantenha ou que execute a ordem dada, podendo no limite motivar a resolução contratual por parte da GRENKE.

 

Em particular, de acordo com a legislação em matéria de branqueamento de capitais, a GRENKE AG, Sucursal em Portugal é obrigada proceder à identificação dos seus potenciais clientes antes de iniciar a relação de negócio através da exibição do documento de identificação e registrar e guardando o nome, local de nascimento, data de nascimento, nacionalidade, endereço e outros dados de identificação. Para que possamos cumprir esta obrigação legal, deverá fornecer-nos as informações e documentos necessários, bem como deve notificar-nos imediatamente sobre quaisquer alterações durante a relação de negócio. Se não nos fornecer as informações e documentos necessários, não poderemos iniciar ou continuar a relação de negócio desejada.

 

10. Em que medida serão as tomadas de decisão automatizadas?

 

Para estabelecer e manter o relacionamento comercial, não usamos tomadas de decisão totalmente automatizadas, de acordo com o Artigo 22 do RGDP. Nos casos em que usarmos este procedimento em situações individuais, sendo exigido por lei, forneceremos informações em separado.

 

11. Estabelecemos perfis? 

 

Nós automatizamos o tratamento dos seus dados nalguns casos com o propósito de avaliar certos aspetos sobre o titular dos dados (perfis). Usamos o perfil nos seguintes casos (por exemplo):
 

  • Devido a exigências legais e regulamentares, somos obrigados a combater o branqueamento de capitais, o financiamento do terrorismo e atos criminosos que  coloquem os nossos ativos em risco. A avaliação de dados (inclusive durante as transações de pagamento) também é realizada. Estas medidas também foram postas em prática para sua proteção.
  • Usamos ferramentas de avaliação para fornecer informações e conselhos direcionados sobre os produtos. Estes tornam possível comunicar e anunciar (incluindo pesquisa de mercado e opinião) de uma forma que atenda às suas necessidades.
  • Usamos pontuações quando avaliamos a sua solvabilidade. Esse processo calcula a probabilidade de um cliente cumprir suas obrigações de pagamento de acordo com o contrato. Esse cálculo levará em conta a capacidade de ganho, despesas, passivos existentes, emprego, empregador, tempo de serviço, experiência de relações comerciais anteriores, bem como informações de agências de crédito, por exemplo. A pontuação é baseada num procedimento estatístico matemático acreditado que foi experimentado e testado. Os valores de pontuação calculados ajudam-nos a tomar decisões sobre a prestação de serviços e são levados em consideração nos procedimentos rotineiros de gestão de risco.

Informação sobre o direito de oposição nos termos do Artigo 21 do RGPD

 

1. Direito de Oposição em casos individuais 

 

O titular dos dados tem o direito, a qualquer momento, de recusar qualquer tratamento dos seus dados pessoais com base no Artigo 6 1 e) do RGPD (tratamento de dados no interesse público) e no Artigo 6 1 f) do RGPD (tratamento de dados para prosseguir interesses legítimos), por razões relacionadas com a sua situação particular; isto também se aplica na aceção do Artigo 4, 4, do RGPD.

 

Se houver oposição, não mais procederemos ao tratamento dos seus dados pessoais, a menos que possamos demonstrar que existem razões legítimas e convincentes na continuidade do tratamento que prevalecem sobre os seus interesses, direitos e liberdades, ou o propósito do processamento é apresentar, exercer ou defender ações legais.

 

2. Direito de oposição ao tratamento de dados para fins de publicidade direta

 

Em casos individualizados, trataremos os seus dados pessoais para fins de publicidade direta. Tem o direito de optar por não ter seus dados pessoais tratados para fins de publicidade a qualquer momento; isso também se aplica à criação de perfis, se isso estiver relacionado com publicidade direta.

 

Se optar por não ter seus dados tratados para fins de publicidade direta, não mais procederemos ao tratamento dos seus dados pessoais para essa finalidade.

 

O direito de oposição pode ser exercido por qualquer forma, mas deve a comunicação deve ser enviada para o seguinte endereço sempre que possível: 

 

GRENKE BANK AG, Sucursal em Portugal
A/C do Encarregado de Proteção de Dados
Mr. Frank Henkel
Wandsbeker Zollstr. 5
22041 Hamburg
Phone: +49 (0) 40 68 94 98 510
Fax: +49 (0) 40 68 94 98 520
Endereço de email: protecaodedados.factoring@grenke.pt 

 

GRENKE RENTING, S.A.
A/C do Encarregado de Proteção de Dados
Avenida D. João II, nº 45 – 4º A
1990-084 - Lisboa 
Endereço de email: protecaodedados@grenke.pt   

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