As ações de responsabilidade social da GRENKE Portugal começaram há 11 anos com uma campanha realizada em 2009, que tinha como objetivo angariar dinheiro para a compra de uma carrinha de transporte para a Comunidade Vida e Paz. Desde então, a preocupação e o compromisso da GRENKE em ajudar o próximo, em ajudar instituições com necessidades de cariz operacional ou financeiro, através de atividades de responsabilidade social, foi crescendo. Todos os colaboradores da empresa foram mostrando um grande interesse em participar nas iniciativas de ação social que atendessem às necessidades das instituições e que promovessem o bem-estar e desenvolvimento dos utentes. Assim, de 2009 a 2019, a GRENKE Portugal conseguiu apoiar mais de 40 instituições, entre as quais a Comunidade Vida e Paz, Cruz Vermelha, The Big Hand e Casa do Gaiato.

 

“Uma empresa socialmente responsável é a que, para além de todas as suas responsabilidades, cria oportunidades que proporcionam aos colaboradores um bem-estar comum e um espírito de entre ajuda interno e externo. É gratificante fazer parte da GRENKE, que insere no seu quotidiano a consciência autêntica de oferecer aos seus colaboradores a oportunidade de participarem nos demais projetos de ação social desenvolvidos ao longo destes anos. Apoiar atividades sociais, donativos ou outro tipo de apoio, e sentir que contribuímos para uma causa maior é fundamental para um mundo cada vez melhor”, aponta Susana Caetano, internal sales na branch de Lisboa da GRENKE.

 

Este tipo de atividades de responsabilidade social podem ter um impacto na forma como os colaboradores se identificam com a organização – “colaboradores satisfeitos são colaboradores motivados e comprometidos” –, mas também na forma como os parceiros e os clientes percecionam a GRENKE. “Garantir que a forma como trabalhamos internamente a responsabilidade social na GRENKE está refletida nas nossas ações comerciais e profissionais para que o mercado as percecione. Queremos ser uma referência no mercado na forma como agimos na sociedade”, defende a GRENKE no seu relatório de responsabilidade social.

 

Face ao sucesso das ações de responsabilidade social da empresa, a GRENKE decidiu em 2019 criar uma identidade para as suas iniciativas de cariz social. O projeto, batizado de BE KIND, surgiu para ajudar a estruturar este tipo de iniciativas por localização, tipo de investimento e ação para garantir a participação de todos os colaboradores da empresa interessados. Nesse ano, e já inserido neste projeto, a GRENKE apoiou a Casa do Gaiato de Lisboa, a CERCILEI, a Cruz Vermelha Portuguesa (delegação de Matosinhos), A Casa do Caminho e a Comunidade Vida e Paz. No total, em 2019, com o projeto BE KIND “dedicámos mais de 170 horas a atividades de responsabilidade social e tivemos mais 70% dos colaboradores da organização envolvidos”.

 

“A responsabilidade social na GRENKE é um sentimento único, onde sentimos mesmo que estamos a ajudar os outros de alma e coração, sem qualquer intenção de receber algo em troca e sem intenção de ser reconhecido por algo... Pois, o verdadeiro sentimento que prevalece é o de dar, oferecer, presentear. Mas principalmente sentir de igual forma a felicidade que conseguimos causar nos outros. Em grupo a responsabilidade social na GRENKE é sentida e vivida por todos de forma única e exemplar, onde podemos partilhar momentos memoráveis em equipa. E como não poderia deixar de dizer: que a felicidade vire rotina”, Paula Soares, internal sales e BE KIND manager na branch do Porto.

 

No primeiro relatório de responsabilidade social da GRENKE, disponível aqui, pode-se ler em pormenor os objetivos da empresa, as ações sociais praticadas nos últimos anos, os testemunhos dos seus colaboradores e também alguns depoimentos das instituições que receberam apoio da GRENKE.

 

Contacto para imprensa

 

GRENKE Renting

GRENKE Factoring

Edifício Central Office
Av. D. João II, nº 45, 4º A
1990-084 Lisboa

Tel.: +351 21 893 41 40
Fax.: +351 21 893 41 60

service@grenke.pt
www.grenke.pt

Edifício Adamastor, Torre B
Avenida D. João II, N.º 9 I, Piso 10 C
1990-077 Lisboa

Tel.+351 211 2335-00
Fax+351 211 2335-01

service@grenkefactoring.pt
www.grenkefactoring.pt