Mais de uma década após a última grande crise à escala global, estamos novamente perante um ciclo económico recessivo. Qual a dimensão e o impacto? Não sabemos.

Muitas empresas sucumbem aos primeiros passos, outras procuram apoios para conseguirem atravessar a tormenta e outras adaptam-se de forma rápida e eficaz, prosperando em pleno cenário de crise.
Os desafios são muitos e ainda vamos longe de uma saída.

As medidas de apoio, apesar de um arranque compreensivelmente turbulento, começaram a chegar às empresas:

- Layoff;
- Moratórias de Créditos;
- Apoios à tesouraria;
entre outros.

Com o fim previsível destes apoios, as empresas e empresários, terão de preparar as suas organizações para a “vida” depois do COVID-19.

A maioria das organizações sofreu reduções drásticas dos seus volumes de negócios durante os últimos meses que dificilmente conseguirão recuperar.

No entanto, as obrigações a cumprir continuam a existir e na maioria dos casos aumentaram, quer pelo recurso a medidas de apoio que carecem de reembolso, quer pelo investimento efetuado na reorganização dos modelos de negócios fruto das necessidades provocadas pelo teletrabalho e pela imposição de medidas de prevenção da pandemia.

Agora é tempo de preparar o futuro.

Qual o papel do Factoring neste cenário?

O Factoring é um produto de apoio à tesouraria de curto prazo das empresas que consiste na tomada de faturas emitidas a crédito por uma empresa aos seus clientes empresariais.

Este produto é composto por 3 vertentes distintas, cada uma delas com finalidade especifica e que permitem tornar o Factoring numa solução de excelência quer para cenários como o que atravessamos, mas também em climas economicamente positivos.

 

Financiamento

A possibilidade de emitir as suas faturas e poder receber em 24 horas independentemente do prazo concedido aos seus clientes, confere às empresas uma flexibilidade fundamental nos tempos que se aproximam.Os clientes vão necessitar de apoio para continuarem a conduzir os seus negócios, e será perfeitamente natural que procurem fornecedores que lhes garantam maior flexibilidade na hora de cumprir os seus compromissos. Com Factoring, as empresas podem apoiar os seus clientes na concessão de prazos de pagamento mais alargados, sem que as suas tesourarias sofram por incapacidade de planeamento ou falta de liquidez. Desta forma garantem a continuidade e o fluxo de vendas aos seus clientes, e garantem uma vantagem competitiva face a outras empresas que não tenham a capacidade de oferecer as mesmas vantagens.

 

 

Cobrança

Continuar a assegurar vendas é importante, mas receber é vital. No cenário que se aproxima, esta premissa ganha ainda mais relevância. Ao recorrer ao Factoring as empresas beneficiam de serviços de cobrança e gestão especializada que lhes permitem garantir que as suas faturas são pagas dentro dos prazos concedidos. Entre outras vantagens, o facto de o processo de cobrança ser conduzido por uma entidade financeira com recursos exclusivamente dedicados a esta função, confere logo à partida níveis de eficácia superiores. No entanto, as empresas garantem também uma redução de custos administrativos relacionados com os seus custos de cobrança até aí suportados, retirando também este ónus muitas vezes colocado sobre as equipas comercias. Assim asseguram o foco dos seus recursos internos para tarefas que acrescentam valor e que influenciam de forma direta o incremento das vendas da organização.

 

Risco

O acompanhamento dos níveis de risco de incumprimento associados às carteiras de clientes ganhará uma preponderância ainda maior nos próximos meses. Com Factoring as empresas garantem uma observação permanente do risco associado aos seus clientes. Quer por via de alterações do comportamento de pagamentos no mercado financeiro e no mercado empresarial – muitos dos clientes já pagam a Factoring e torna-se simples efetuar um acompanhamento regular do perfil de pagamento dos mesmos - quer pela observação permanente da evolução da estrutura financeira dos clientes. As empresas estarão assim melhor informadas sobre sinais de alerta dentro do seu portfolio de clientes.

Por estas e outras razões, acreditamos que o recurso a Factoring é hoje indispensável para empresas que procuram soluções que garantam a estabilidade da sua tesouraria, bem como permitam acrescentar valor ao seu canal de vendas.

 

 

Contacto para imprensa

 

GRENKE Renting

GRENKE Factoring

Edifício Central Office
Av. D. João II, nº 45, 4º A
1990-084 Lisboa

Tel.: +351 21 893 41 40
Fax.: +351 21 893 41 60

[email protected]
www.grenke.pt

Edifício Adamastor, Torre B
Avenida D. João II, N.º 9 I, Piso 10 C
1990-077 Lisboa

Tel.+351 211 2335-00
Fax+351 211 2335-01

[email protected]
www.grenkefactoring.pt