Factoring - FAQ's

Nós compramos as suas faturas, de forma rápida, fácil e cómoda. Pode ficar a conhecer as respostas a todas as questões aqui.

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Factoring consiste na venda regular de créditos comerciais a uma empresa de factoring. A GRENKE efetua o pagamento no prazo de 24 horas. No entanto, para que uma fatura seja comprada, é necessário que o serviço tenha sido prestado na íntegra e não existam quaisquer reclamações ou divergências quando a faturação é efetuada.

Veja o nosso vídeo.

Com Factoring, as suas necessidades de liquidez acabaram. Financiamos as suas vendas e cobramos dos seus clientes.
A capacidade de financiamento aumenta em função das suas vendas.
O cliente está protegido contra o risco de incumprimento dos seus clientes (na modalidade sem recurso).
Com Factoring aceleramos os seus prazos médios de recebimento. Adicionalmente e tratando-se de crédito comercial,  permitindo-lhe melhorar o seu rácio de capitais próprios e o rating bancário.
A possibilidade de receber a pronto as suas faturas, permite-lhe negociar descontos e reduções de preços com os seus fornecedores. Por si só, estes ganhos cobrem o custo da operação de Factoring.
A empresa de factoring assume a gestão das suas faturas e da cobrança das mesmas garantindo menos trabalho para si.

Numa vertente sem recurso, as suas créditos em aberto de clientes deixam de constar do balanço.

Numa vertente com recurso, com a liquidez obtida pela antecipação de faturas pode, por exemplo, reduzir os encargos perante os fornecedores. Dessa forma reduz os ativos e os encargos no balanço (contração do balanço) e aumenta o rácio de capitais próprios.

Os seus clientes/devedores deixam de transferir para si o pagamento das faturas e passam a pagar diretamente à GRENKE. Cada cliente recebe uma notificação informando-o dos novos dados bancários para onde os montantes faturados devidos devem ser transferidos no futuro.

A GRENKE efetua a antecipação das suas faturas no prazo de 24 horas.

Sim. Pode definir prazos de pagamento para clientes específicos e nós iremos atuar inteiramente segundo as suas indicações. Os prazos de pagamento máximos podem divergir consoante o país.

A GRENKE financia normalmente até 90% do montante bruto da fatura. Os restantes 10% do montante bruto faturado são a retenção e são pagos deduzidos das comissões, quando o montante da fatura for liquidado pelo devedor e nunca mais de 90 dias após a data de vencimento. A retenção dá à GRENKE uma reserva para cobrir eventuais reduções de preço, descontos, reclamações ou divergências que possam surgir.

O processo de cobranças na GRENKE é conduzido por um conjunto de profissionais especializados em Factoring e garante que todas as suas faturas pendentes são processadas sem problemas todos os dias.

Valorizamos colaboração transparente e asseguramos um processo sempre ajustado às necessidades dos nossos clientes.

Através do nosso portal online tem acesso contínuo à sua conta de cliente, podendo através deste verificar o estado atual das suas faturas submetidas, e tomar decisões sobre os passos seguintes do processo de cobrança.

O apoio personalizado do seu gestor de factoring nos negócios diários mantém-no sempre informado.

O cliente continua a emitir as faturas.

Depende da modalidade de Factoring. No caso de uma modalidade sem recurso, a GRENKE assume as perdas originadas pelo incumprimento. Numa modalidade com recurso, é exercido o direito de regresso sobre o cliente de factoring e o montante financiado sobre a fatura não paga é devolvido à GRENKE no prazo máximo de 90 dias após o vencimento.

A apólice de seguro de crédito pode ser incorporada no contrato de factoring através de endosso à GRENKE.

A GRENKE pode oferecer soluções ajustadas às suas necessidades, no entanto normalmente os nossos produtos estão ajustados para volumes entre 100.000 € e 10.000.000 €.

Sim, não existem valores mínimos por fatura.

Com a GRENKE não necessita de incluir todos os clientes no contrato de factoring. Damos-lhe a  flexibilidade de escolher quais os clientes a incluir.

Para esses clientes deverá ceder toda a faturação, não tendo no entanto de financiar todas as faturas.

Na GRENKE temos muito orgulho em gerir a sua carteira de clientes e em preservar as suas relações com estes. Nesse sentido, todos os nossos clientes dispõem de um Account Manager dedicado que será o único ponto de contacto garantindo que a relação não é afetada negativamente. No fundo somos uma extensão da sua empresa.

Pode a qualquer momento exercer o direito de regresso sobre as faturas do cliente em questão, evitando qualquer ação judicial.