FAQ'S Renting

Tudo o que precisa de saber sobre o Renting da GRENKE.

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É um contrato entre o locatário (cliente final) e a GRENKE Renting (locador) para aluguer de um equipamento que o cliente escolheu através de um revendedor de equipamentos tecnológicos. O revendedor fornece o equipamento. A GRENKE Renting paga a fatura ao revendedor. O locatário paga à GRENKE Renting rendas pelo valor contratado para uso do equipamento, por um período previamente acordado. As rendas são fixas durante este período.

As rendas do renting são consideradas custos operacionais (FSE´s). Por esse motivo têm benefícios fiscais. As rendas são dedutíveis a 100% em sede IRC.

No final do contrato existem três opções diretas:

1.O Cliente troca o equipamento: a solução mais vantajosa para todas as partes. O cliente atualiza os seus equipamentos tecnológicos, fundamental para a competitividade da sua empresa; o revendedor tem uma nova oportunidade de negócio, realizando uma nova venda; a GRENKE faz um novo contrato;
2.O Cliente devolve o equipamento:  o cliente terá que devolver o equipamento para um local indicado pela GRENKE (os custos de devolução são responsabilidade do cliente);
3.Renovação automática do contrato: o contrato de locação considera-se automaticamente renovado por 6 meses, se não for denunciado por escrito com aviso prévio de 3 meses antes do término do período contratual.

Sim, o prazo máximo recomendado para licenças de software é 36 meses. Se for um upgrade de software anual, o prazo máximo é 12 meses.

FAQ's Parceiros

A forma mais rápida de o fazer é através do seu portal de parceiro. Aí, pode calcular os orçamentos de renting e enviar pedidos online com apenas alguns cliques do rato. Clique aqui para ir diretamente para o portal de parceiro. Se ainda não tem detalhes de início de sessão, pode solicitá-los aqui ou obter a informação diretamente junto do seu contacto local.

Os formulários de locação são facultados como ficheiros PDF. Precisará do Adobe Acrobat Reader para visualizar este formato. Pode transferir este programa no website da Adobe. A utilização do software é gratuita.

A GRENKE garante que a sua fatura será paga em 24 horas, desde que tenhamos todos os documentos do contrato necessários. Para os parceiros de retalho da GRENKE, o renting é uma transação fiável sem quaisquer cobranças pendentes. Se os seus clientes efetuarem renting, irão reforçar a sua própria liquidez em simultâneo.

FAQ's Clientes

Na GRENKE,o renting está disponível para operações a partir dos 500€ + IVA.

A GRENKE opera de forma independente de qualquer fabricante ou banco. Como consequência, o cliente não fica ligado a marcas ou fabricantes específicos quando escolhe os seus ativos. A GRENKE foca-se nas soluções para equipamentos nas áreas de comunicações e equipamento de escritório, equipamento médico, sistemas de segurança e máquinas.

Pode fazê-lo facilmente utilizando o nosso formulário de contacto. Basta selecionar Produtos como interesse e Renting na área de interesse. 

A taxa de utilização é o valor correspondente ao aluguer diário para os contratos cuja confirmação de entrega dos equipamentos é anterior ao primeiro dia útil do mês ou trimestre civil.

Para operar com maior eficiência e rentabilidade, a GRENKE irá cobrar as prestações devidas pelo seu contrato de renting apenas quatro vezes por ano (no dia 1 de janeiro, 1 de abril, 1 de julho e 1 de outubro). Por outras palavras, as prestações são cobradas trimestralmente, de forma antecipada.


Podemos, obviamente, efetuar a cobrança mensal, mediante pedido. Contudo, esta modalidade não está elegível de um desconto de 1,5% incluída na cobrança trimestral.

Sim. A GRENKE integra o equipamento no seguro de propriedade GRENKE, desde o primeiro momento. A GRENKE disponibiliza um prazo de seis semanas para o cliente poder optar entre:

§A integração do equipamento no seguro de propriedade GRENKE, sendo esta a opção mais vantajosa, e escolhida por grande parte dos clientes;
§Utilizar o seguro recheio da sua empresa, caso este exista;
§Efetuar um seguro com uma outra empresa seguradora.

Durante estas seis semanas o cliente não efetua o pagamento do seguro. Apenas será cobrado se optar pela integração no seguro de propriedade GRENKE, o que é mais vantajoso. Caso já tenha um seguro ou pretenda utilizar outra seguradora, o cliente apenas tem que fazer chegar à GRENKE, por e-mail ou correio normal a sua apólice de seguro. Nesta, devem constar os dados do equipamento e as informações da empresa, incluindo também uma cláusula cujos direitos sobre aqueles equipamentos se encontram ressalvados à GRENKE.

Fatura do Revendedor
Contrato de locação assinado por quem obriga a sociedade conforme cartão de cidadão
Cópia do Cartão de Cidadão

Sim, aquando formalização do contrato, o cliente pode selecionar qual o modo de pagamento das rendas: débito direto ou transferência bancária, sendo que neste último caso pode optar por pagar através de transferência bancária, referência multibanco ou cheque. Caso opte por fazer o pagamento através de transferência bancária, as rendas terão um incremento de € 10 + IVA.

Pode efetuar a gestão integral do contrato facilmente e de forma segura online através do Portal do Cliente. Por exemplo, pode utilizá-lo para obter faturas digitais que cumprem todos os requisitos legais para a dedução de impostos.

Para o Portal do Cliente

FAQ's - Master Agreement

O Master Agreement (MA) é uma linha de Renting, válida por 12 meses, que pode ser utilizada pelo cliente, de forma a ter acesso a todo o tipo de equipamentos informáticos e tecnológicos para a sua empresa. O valor mínimo para formalizar uma linha de Renting é de 20.000€

Não, A GRENKE opera de forma independente de qualquer fabricante ou banco. Os clientes têm acesso a uma vasta variedade de opções de renting. Tal inclui comunicações e equipamento de escritório, equipamento médico e sistemas de segurança, bem como máquinas. Em determinadas circunstâncias, pode proceder-se ao renting de ativos menos habituais mediante acordo.

Não, exceto, obviamente, as condições preferenciais. Enquanto cliente, escolhe o termo de renting básico e o tipo de contrato, como contratos de amortização parcial ou total, para cada ativo de renting individualmente.

Estão disponíveis várias opções dependendo do tipo de contrato selecionado. Para os contratos de amortização total mais habituais, as opções consistem, em primeiro lugar, em devolver os dispositivos e adquirir novos; em segundo lugar, solicitar uma oferta de aquisição dos ativos de locação; em terceiro lugar, continuar a locação. Tal significa que a empresa tem a flexibilidade para decidir.

Não, não cobramos uma comissão de reserva. O cliente paga apenas as prestações de renting dos ativos solicitados nos contratos individuais.

Um empreendedor nunca está salvo de surpresas. A crise financeira é um exemplo perfeito. Portanto, se existirem razões importantes para adiar ou até mesmo cancelar investimentos planeados, nós iremos ajudar o cliente a encontrar a solução. Investimentos adiados, por exemplo, podem ser processados com uma adenda ao Contrato Principal ou através da prorrogação de um contrato existente. Se a empresa tiver utilizado menos de 50% do volume acordado, iremos simplesmente recalcular o custo dos contactos individuais em linha com a lista de condições aplicáveis.

O volume de renting total está disponível para o cliente nas condições definidas durante um período de doze meses, independentemente do ano do calendário. Durante este período, pode aceder ao volume de renting total em qualquer número de contratos individuais, sempre no momento em que é ideal para a empresa investir.

Não. As rendas não sofrem alterações até ao final do contrato individual em questão. Não é possível efetuar alterações retroativas.